Educação lança pesquisa sobre retorno gradual das aulas em Alto Araguaia

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Educação lança pesquisa sobre retorno gradual das aulas em Alto Araguaia

Com a possibilidade de retorno das aulas no sistema híbrido (presencial e on-line) no Estado de Mato Grosso a partir do mês de agosto, a Secretaria de Educação (Semed) de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) iniciou uma pesquisa de opinião pública da comunidade escolar. O questionário online lançado nesta segunda-feira (12) e disponível até o dia 20 de julho, pretende acolher o posicionamento de pais e responsáveis e dos profissionais da educação sobre o retorno das aulas que estão suspensas presencialmente desde o início da pandemia do novo coronavírus, no ano passado.

O link da pesquisa está disponível no site da prefeitura (clique aqui) e será encaminhado à comunidade por e-mail e aplicativo de mensagem. O levantamento aborda questões sobre identificação escolar, meio de transporte, como os alunos desenvolvem as atividades online, além da saúde do estudante, profissional e da família.

“A partir das respostas iremos fortalecer as estratégias e planejamento de recepção dos alunos bem como as práticas pedagógicas. Ciente de que a adoção de medidas baseadas nos protocolos de Saúde será aplicada, precisamos de um diagnóstico da rede municipal para adaptarmos para esta nova realidade”, explica a secretária de Educação, Paula Regina Fraga.

Ainda de acordo com a gestora, o município empreende esforços afim de reunir informações em consonância com o que prevê os conselhos estaduais e nacionais de educação. “O retorno ainda não está definido, porém há a possibilidade. Isso dependerá da evolução dos casos e de normativas do Estado”, pontua.

Atualmente estão matriculados nas oito escolas municipais no perímetro urbano e rural, 1530 alunos, enquanto que os profissionais somam aproximadamente 250 servidores.

SISTEMA HÍBRIDO - O método, já adotado em diversos Estados, divide cada turma em dois grupos onde há revezamento. Enquanto um grupo cumpre as atividades na escola o outro realiza as atividades em on-line em casa.